Imagine:
Pedro, após anos de contribuição e fidelidade a um plano de saúde, é surpreendido com uma comunicação de exclusão do plano. A razão? A exigência de comprovação de dependência financeira. Pedro sempre manteve todas as obrigações em dia, sem nunca ser questionado sobre essa dependência.
Agora, querem tirar de Pedro e sua família a segurança que um plano de saúde oferece, sem qualquer amparo legal. Infelizmente, essa prática abusiva tem se tornado comum, mas você não precisa aceitar isso.
Imagine perder o acesso a cuidados médicos essenciais porque a operadora de saúde decidiu, unilateralmente, mudar as regras do jogo.
Muitas operadoras de plano de saúde estão impondo condições arbitrárias, sem base contratual, prejudicando consumidores que sempre cumpriram suas obrigações. Isso é exatamente o que pode estar acontecendo com você. Se você foi surpreendido com a exclusão devido à exigência de comprovação de dependência financeira, ou pela alegação de idade limite, é importante entender seus direitos para saber como agir.
O que fazer nesse caso?
Você tem o direito de questionar essa prática abusiva. É possível garantir, em juízo, que você e seus dependentes continuem a ser cobertos pelo plano de saúde.
O que pode ser feito se a tentativa de resolução administrativa falhar?
- Entrar com uma ação para impedir a exclusão injusta de dependentes.
- Exigir que a operadora de saúde cumpra o contrato conforme acordado.
- Buscar compensações por quaisquer danos causados, se aplicável.
Documentos importantes para entrar com a ação:
1. Documentos de identificação;
2. Comprovante de residência
3. Carteiras do plano;
4. E-mails ou comunicações da empresa exigindo comprovação de dependência econômica;
5. Prints das tentativas de solução pela via administrativa;
6. Declaração de quitação de débitos emitida pela empresa;
7. Histórico de pagamentos;
8. Condições gerais do contrato;
Cada caso é único e precisa ser analisado individualmente para encontrar a melhor solução. Entre em contato e entenda como proceder para garantir que você e seus dependentes mantenham a cobertura necessária.