O caso Apple e o Privacy By Design

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 “Peça para o aplicativo não rastrear”

Quem tem um IPhone, deve ter notado, desde o ano passado, que ao abrir um aplicativo costuma aparecer um pop-up na tela perguntando se você permite ser rastreado. O recurso chamado de App Tracking Transparency (ATT) foi lançado pela Apple como um grande diferencial em termos de privacidade para quem compra os seus dispositivos móveis.

 

Privacidade como um diferencial competitivo

A iniciativa da Apple mostra um caminho que vem sendo percorrido pelos grandes players do mercado. Com o aumento no número de casos envolvendo golpes virtuais e vazamentos de dados, a privacidade surge cada vez como um diferencial competitivo: ou o seu produto é desenvolvido pensando na privacidade do consumidor ou a sua empresa ficará para trás.

 

O conceito de Privacy By Design

Essa ideia está diretamente ao conceito de privacy by design, incorporado no Brasil pela Lei Geral de Proteção de Dados, a famosa LGPD. Basicamente, corresponde à ideia de que a privacidade deve ser pautada desde a concepção de um produto ou serviço. Por outras palavras, desde o nascedouro de uma nova ideia, as empresas devem se preocupar com a privacidade de todos os envolvidos.

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